quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ramos Baianos (BRASIL) - Bettencourts Sás

§ 1.º

N.º 2 — Gaspar de Bettencourt, filho 3.º de Henrique de Bettencourt, em titulo de Bettencourts, §2.º N.º 1.º, veio com seu irmão Henrique de Bettencourt em companhia de seu tio Meciote de Bettencourt d’as Ilhas de Canarias pãra esta d’a Madeira, d’onde se passou á de S. Miguel, com sua tia D. Maria de Bettencourt, mulher de Rui Gonçalves d’a Camara, Capitão Donatario d’aquella Ilha, a qual, como não teve filhos, fez morgado de seus bens, e o deixou por seu Administrador. Falleceu n’o anno de 1522, e foi enterrado com sua mulher n’a Capella Mór d’a Egreja antiga de S. Sebastião d’a Cidade d’a Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel. Casou com D. Guimar de Sá, (1) Dama d’o Paço, e filha de João Rodrigues de Sá, que era irmão de Fernão de Sá, Camareiro Mór d’os Reis D. Duarte e D. Affonço 5.º, e filhos ambos de João Rodrigues de Sá, o d’as Gales, em titulo de Sás em Portugal: falleceu n’o anno de 1547, e jaz com seu marido.
De quem houve
3 — Henrique de Bettencourt, filho 1.º, serviu n’o Paço e casou n’a dicta Ilha de S. Miguel com D. Maria de Azevedo, filha de Manuel d’Oliveira d’Azevedo, Estribeiro Mór d’o Cardeal D. Henrique, de cujo matrimonio nasceu uma só filha que foi mulher de D. Alvaro de Luna, filho de D. Pedro de Gusmão, que foi cabeça d’as Communidades, s. g.(1) Na margem externa está o seguinte teór: — (1) O Dr. Gaspar Fructuoso, n’a Hist. d’as Ilhas, L.º 4.º Cap. 9.º, diz ser esta D. Guimar f.ª de Henrique de Sá d’o Porto, a quem os Mouros matárão em Ceuta, e que se recebêra em casa de sua prima irmaã. D. Violante mulher do Conde d’a Castanheira; porêm não possso ajustar estas circunstancias.
A este Henrique de Bettencourt fez EI Rei D. Manuel mercê d’as Saboarias d’a Ilha d’a Madeira que forão de seu pae Gaspar de Bettencourt, que as havia já nomeado em outro seu filho. chamado João de Bettencourt. Consta do L.º do Foral d’as Ilhas a f. 132 anno de 1511.
3 — João de Bettencourt de Sá
3 — D. Brites de Bettencourt, Dama d’a Infanta D. Isabel, Mulher de Carlos 5.º, que casou com D. Pedro Laço de Lavega, fidalgo castelhano, s. g.
3 — D. Guimar de Sá, que tambem foi Dama d’a Infanta D. Isabel, casou com Antonio Zuzarte de Mello, natural de Evora, filho de Pedro Zuzarte e de D. Maria de Castro, em titulo de Zuzartes em Portugal, § 1.º, N.º 3.º, c. g. Viuvou d’este marido e casou 2.ª vez com D. Fernando de Castro, s. g., e morreu em S. Miguel, onde jaz n’a Capella Mór de. S. Francisco d’a Ponta Delgada, e deixou um moio de trigo todos os annos aos Lazaros d’aquella Ilha.
3 — D. Isabel. de Sá Dama tambem d’a mesma Infanta, e mulher de D. Fernando Sanegos, fidalgo castelhano, s. g. (1)
3 — D. Margarida de Bettencourt e Sá, que casou. n’a Ilha de S. Miguel com Pedro Riz.e d’a Camara, filho natural de Rui Gonçalves d’a Camara, primeiro Capitão Donatario d’aquella Ilha, em titulo de Camaras, Casa de Villa Franca, § 16.º, N.º 3.º. Houve B. em Maria Dias, mulher solteira.
3 — Gaspar Pordomo, § 5.º.Houve mais B. — Raphael de Bettencourt, que era baço, s. g.3. João de Bettencourt e Sá, filho 2.º de Gaspar de Bettencourt herdou o morgado de sua tia D. Maria e Casa de seu pae por morte de seu irmão Henrique de Bettencourt, foi grande cavalleiro.Casou n’a mesma Ilha de S. Miguel com D. Guimar de S. Paio, filha de Gonçalo Vaz Boto, ou Botelho, o môço, chamado por alcunha Andrino, o qual era filho de Gonçalo Vaz Botelho, o Grande, d’os Cabrais e Botelhos gente principal d’aquella Ilha, e de........ filha de P.º Cordeiro. Ve. Gaspar Fructuoso n’a Hist. d’as Ilhas, L.º 4.º Cap: 5 e 9.
De quem houve
4 — Francisco de Bettencourt e Sá. 4 — Rui de Sá Bettencourt, que casou com D. Maria Cabeceiras filha de Bartholomeu Rodrigues d’a Serra, c. g. 4 — João de Bettencourt, Clerigo, Beneficiado n’a Egreja de S. Sebastião d’a Ponta Delgada.
4 — Gaspar de Bettencourt, que casou com D. Brites de Mello, filha d’o Capitão d’a Graciosa, s. g.; e 2.ª vez casou com D. Izabel Fernandes, filha de Antonio Lopes, e de Maria Falcôa s. g.
4 — Simão de Bettencourt e Sá, § 4.º
4 — Antonio de Sá, s. g., que morreu solteiro em Cabo de Gué em Africa. 4 – Margarida de Bettencourt e Sá, 2ª mulher de Gaspar d’o Rego Baldaya, filho de Gonçalo d’o Rego, s. g.
4 — D. Izabel, Freira n’o Mosteiro de Jesus. 4. Francisco de Bettencourt e Sá, filho 1.º de João de Bettencourt, teve o fôro de Moço fidalgo que conservão ainda hoje seus descendentes, e teve as Saboarias d’a ilha d’a Madeira: mudou a sua Casa pãra esta Ilha, onde viveu, e morreu em 26 de Março de 1577, e jaz em S. Francisco d’esta Cidade n’a Capella d’os Martires em terreo d’os Administradores d’o Morgado de D. Maria de Bettencourt. Casou n’a Ilha de S. Miguel com D. Maria d’a Costa de Mideiros, filha de Diogo Affonço d’a Costa Cogombreiro,(1) homem principal e rico de S. Miguel (5.º filho de Affonço Annes d’a Costa Cogombreiro (1) e de sua mulher...... Camara) e de sua mulher Branca Rodrigues Mideiros, filha de Rui Vaz Mideiros.
De quem houve
5 — André de Bettencourt e Sá.
5 — e Outros filhos que fallecêram moços.
5 — André de Bettencourt e Sá, filho unico de Francisco de Bettencourt e Sá, viveu n’esta Ilha, e morreu em 12 de Novembro de 1596. Casou clandestinamente em 13 de Maio de 1563 n’a Egreja e freguezia de Sto. Antonio, sendo testemunhas Jeronimo Ornellas, Francisco de Góes, Fidalgos, e Sebastião de Aguiar, com D. Izabel d’Ornellas de Aguiar filha de Rui Dias de Aguiar e de Francisca de Abreu de Ornellas, em titulo de Aguiares § 2.º, N.º 3.º morreu em 2 de Maio de 1598, e jaz com seu marido n’a dicta Capella d’os Martires.
De quem houve
6 — Francisco de Bettencourt e Sá, que nasceu em 1563, e casou em 1590 com D. Guimar de Couto, filha de Pedro de Couto Cardoso e de sua 2.ª mulher Maria Cabral, em titulo de Coutos Cardoso, § 1.º, N.º 2.º, s. g., a qual era Viuva de Rui Mendes de Vasconcellos; e morreu o dicto Francisco de Bettencourt em 1598.
6 — Rui Dias de Aguiar que nasceu em 1567, e casou n’a Ilha de S. Miguel com D. Cosma d’a Costa filha de Francisco d’a Arruda, s. g. 6 — Gaspar de Bettencourt e Sá.
6 — João Meciot de Bettencourt, que nasceu em 1581, e foi Clerigo, Conego n’a Sé d’o Funchal, e morreu em 17 de Junho de 1637.
6 — D. Maria de Bettencourt e Aguiar, que nasceu em 1565 e casou em S. Miguel com Manuel Alvares Homem, onde teve successão.
6 — D. Guimar, Freira em St.ª Clara d’o Funchal.
6 — Gaspar de Bettencourt o Sá, filho 3.º de André de Bettencourt e Sá, nasceu em 1572, e herdou a Casa de seus paes por morte de seus irmãos; morreu em 3 d’Outubro de 1635. Casou 1.ª vêz com D. Guimar de Moura, filha de João d’Ornellas de Moura, e de D. Filippa de Couto, em titulo d’e Ornellas, § 3.º, N.º 5.º.
De quem houve
7 — Francisco de Bettencourt e Sá.
7 — Duas filhas Freiras em St.ª Clara d’o Funchal. Casou 2.ª vêz em 8 de Septembro de 1612 com D. Lourença Acciaioly de Vasconcellos, filha de Zenobio Acciaioly, e de D. Maria de Vasconcellos em titulo de Acciaiolys. § 2.º, N.º 2.º, s. g. 7. Francisco de Bettencourt e Sá, filho de Gaspar de Bettencourt, foi herdeiro de seu pae e serviu (1) muitos annos n’as guerras de Pernambuco com satisfação, levantou um 3.º de mil homens n’estas Ilhas pãra ir a servir a Flandres, d’o qual foi Mestre de Campo; morreu em Castella anno de 1643.
Casou nesta Ilha em 31 de Dezembro de 1619 com D. Anna de Aguiar, filha de Francisco de Bettencourt Corrêa, e de D. Maria d’a Camara, em titulo de Corrêas, § 8.º, N.º 4.º, a qual morreu em 3.º de Dezembro de 1674.
De quem houve
8 — D. Gaspar de Bettencourt e Sá.
8 — D. Francisco de Bettencourt e Sá, § 2.º.
8 — Diogo Affonço de Aguiar, § 3.º.
8 — D. Guimar de Moura, que casou 1.ª vêz com Gonçalo de Freitas d’a Silva, filho de Jordão de Freitas d’a Silva, e de D. Maria de Bettencourt de Freitas, em titulo de Freitas de S. Cruz, § 1.º, N.º 6, s. g. e casou 2.ª vêz com Manuel de Figueiró Dutra, filho de Manuel de Figueiró Dutra e de D. Maria de Mello, em titulo de Figueirós, § 2.º, N.º 4.º, s. g., a qual morreu em Maio de 1692.
8 — D. Izabel de Castello Branco, que se recebeu em 3 de Março 1647 com Ignacio d’a Camara Leme Tenente General d’esta Ilha, filho de Manuel d’a Silva d’a Camara e de D. Francisca de Meneses em titulo de Homens Sousas, § 1.º,.N.º 7.º.
8 — D. Gaspar de Bettencourt e Sá, filho 1.º de Francisco de Bettencourt, nasceu em Septembro de 1620, e sendo menino foi com seu pae ao Brasil, em cuja viagem teve um encontro com os Hollandezes n’o mar, de que lhe levou uma bala um braço; foi por Capitão de uma. Companhia d’o terço d’o dicto seu pae a servir a Flandres, onde foi Capitão de cavallos e passou a este Reino n’o anno de 1649; foi cavalleiro d’o habito de Christo com promessa de Commenda, que não logrou; falleceu n’esta Ilha em Julho de 1678, e jaz em São Francisco d’esta Cidade. Casou n’esta Ilha com D. Magdalena de Miranda, filha de Bartholomeu Machado de Miranda, e de D. Antonia de Moura, em titulo de Machados, § 2.º, N.º 2.º; por cujo casamento entrou n’esta casa o Morgado d’os Machados.
De quem houve
9 — D. Joseph de Bettencourt e Sá, que foi herdeiro d’a casa de seu pae, e d’a de seu Avô Bartholomeu Machado pela morte de seu Tio José Machado de Miranda; foi Clerigo por ficar culpado na prisão de D. Francisco Mascarenhas, e falleceu em o l.º de Maio de 1697.
9 — D. Bartholomeu de Bettencourt (*) e Sá Machado, que hoje é Senhor d’a Casa de seu pae e Avós pela morte de seu irmão, e casou em 7 de Junho de 1680 com D. Lourença de Mondragão, filha de Francisco de Vasconcellos de Bettencourt e de D. Ma ria de Vasconcellos, em titulo de Coutos Cardosos, § 4.º, N.º 6.º, s. g.
9 — Fr. Pedro de Sá, Religioso de S. Bento.
9 — Francisco de Bettencourt, que foi Padre d’a Companhia.
9 — D. Bernardo de Bettencourt e Sá, falleceu solteiro em 8 de Fevereiro de 1722.
9 — D. Guimar de Moura, que nasceu em Janeiro de 1654, e morreu em Dezembro de 1682, sendo mulher de Francisco de Vasconcellos Bettencourt, irmão de sua cunhada, e filho de Francisco de Vasconcellos Bettencourt, e de D. Maria de Vasconcellos. em titulo de Coutos Cardosos, § 4.º, N.º 7.
9 —D. Maria Josepha, D. Ignacia, D. Antonia, e D. Francisca, Freiras em Sancta Clara d’o

Sem comentários:

Enviar um comentário