§ 1.º
N.º 1 – Francisco Homem de Gouvêa (1), escudeiro d’a casa d’El Rei D. Manuel, teve sua Casa n’o Estreito d’a Calhêta, n’a Lomba da que se chamou d’o seu nome; fez a Capella d’os Reis juncto d’as suas casas, e lhe dotou, com sua mulher, as suas terras em morgado com successão perpetua em seu primogenito, por uma doação feita em 4 d’Agosto de 1529.
Casou com Izabel Affonço, filha de Belchior Gonçalves Ferreira, e de Branca Affonço Drummond, em titulo de Ferreiras, § 3.º, N.º 2.º.
De quem houve
2 – Gaspar Homem de Gouvêa.
2 – Francisco Homem, que morreu solteiro, s. g.
2 – Balthazar Homem, que casou e teê descendentes n’a freguezia de S. Martinho.
2 – Branca Affonço de Gouvêa, que morreu em 15 de Junho de 1586, e jaz em S. Francisco d’esta Cidade; casou com Dr. Lourenço Vaz Pereira, e fôrão paes de :
3 – Dr. Antonio d’a Gama Pereira, Dezembargador d’o Paço, o que fez as decisões.
3 – Lourenço d’a Gama Pereira, que foi casado com Izabel de Mondragão, s. g., e morreu em 2 de Septembro de 1604, e deixou seus bens a seu sobrinho Luiz d’a Gama Pereira.
2 – Izabel Homem, mulher de Diogo de França, filho de João de França, e de
(fol. 99)
Ignez Pires de Leiria, em título de Franças, § ......, N.º ......
2 – Francisca de Gouvêa, mulher de João Rodrigues d’a Camara, filho de Francisco Moniz, o Velho, e de Filippa d’a Camara, em título de Monizes Cabraes, § ...., N.º ....
(1) Na margem externa, com este sinal, está o teór seguinte: (1) Tirou brazão d’armas d’os Homens, em 13 de Abril de 1535, onde justificou ser filho de Francisco Homem e neto de Pedro Homem, morador em Gouvêa, e fidalgos, etc. L.º d’os privilegios d’El Rei D. João 3.º d’o anno de 1535, a f. 72 n’a Torre d’o Tombo.
2 – Vianna Gouvêa, mulher de Diogo Cabral, filho tambem d’o mesmo Francisco Moniz, o Velho, e de Filippa d’a Camara, em título de Monizes Cabraes, § ....., N.º ....
2 – Gaspar Homem de Gouvêa, filho de Francisco Homem de Gouvêa, foi Juiz d’os Orphãos d’a Villa d’a Calhêta onde viveu, e foi Senhor d’o Morgado de seus paes; e foi fidalgo d’a Casa d’o Infante D. Luiz segundo vi por uma escriptura de venda que fez a Antonio Corrêa, o Grande de uma fazenda n’a Caldeira, de Camara de Lobos que houve n’a partilha de seu sogro Francisco Moniz, a qual foi em 26 de Janeiro de 1545.
Casou com Filippa Cabral d’a Camara (1), filha tambem de Francisco Moniz, o Velho, e de Filippa d’a Camara, em titulo de Monizes Cabraes, § ...., N.º .....
De quem houve
3 – Manuel Homem d’a Camara, que se recebeu em 10 de Outubro de 1572 com Maria de Souza Pereira, filha de João de Souza Pereira, e de Catharina de Braga (2), s. g.
3 – Belchior Homem d’a Camara, s. g.
3 – D. Maria d’a Camara, que foi a herdeira d’o morgado de seus avós, e casou com Diogo Perestrello Bisforte, Capitão Donatario d’a Ilha d’o Porto Sancto, em título de Perestrello, § 1.º, N.º 6.º.
3 – Guimar Homem d’a Camara, mulher de Bartholomeu Perestrello de Vasconcellos, filho de Christovão Teixeira de Vasconcellos, e de Izabel de Mendôça, em título de Vasconcellos Teixeiras, § 2.º, N.º 1.º.
3 – Izabel d’a Camara, que morreu solteira em 19 d’Abril de 1635.
3 – Manuel Homem d’a Camara, filho 1.º de Gaspar Homem de Gouvêa, succedeu n’a casa de seu pae, e morreu em 19 de Maio de 1611.
Casou 1.ª vez em 10 d’Outubro de 1572 com Maria de Souza Pereira, filha de João de Souza Pereira, e de Catharina de Braga, s. g.
Casou 2.ª vez com D. Maria de Mello, filha de Martim Vaz de Cairos, e de D. Leonor Leme, s. g., a qual depois casou com Manuel Figueiró Dutra.
Houve B.
4 – Maria de Gouvêa, mulher de Agostinho Ferreira Gavião.
Sem comentários:
Enviar um comentário