Carta régia a Francisco do Canto para servir de capitão mor na capitania da Praia, em ausência de Antão Martins Homem; extraída de um fragmento do livro antigo dos acórdãos da Câmara da Praia.
Francisco do Canto, eu El-Rei vos envio muito saudar.
Vi a Carta que me escrevesteis, que como se nessa ilha soubera o que sucedera na cidade do Funchal da Ilha da Madeira, foras eleito na Câmara da Vila da Praia por capitão em ausência do capitão Antão Martins Homem, capitão da capitania da dita Vila, e assim do mais que acerca do dito negócio fizestes, que todo folguei de saber, e vos agradeço o muito cuidado, e diligência com que o fizestes, e por muito tempo que se escusasse (1) que cumpria a meu serviço, e no bem de minha fazenda em todo o que fosse necessário; o que vos agradeço muito, e terei em serviço o terdes o dito cargo de capitão da dita capitania até ser na Ilha o dito Antão Martins Homem, capitão dela, que a ela envio, e assim fazerdes todo o mais que virdes que cumpre em geral, e comum defensão dessa Ilha. E quanto à pólvora, e mais cousas que aí diz, que o dito capitão está a partir mui cedo, para ela enviarei o que assentar que há necessário.
Baltazar de Ponte a fez em Lisboa, aos 20 dias de Setembro de 1566. E eu Álvaro Fernandes a fiz escrever — O Cardeal Infante.— Sobrescrito —. Por El-Rei. A Francisco do Canto Fidalgo de sua casa.
Notas
(1) Assim diz o original.
(1) Assim diz o original.
Fontes:
Francisco Ferreira Drummond. Memória Histórica da Capitania da Praia, in Memória Histórica do Horrível Terramoto de 15.VI.1841 que Assolou a Vila da Praia da Vitória, edição da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Praia da Vitória, 1983 (reimpressão fac-similada da edição de 1846), 283 pp.
A ortografia foi actualizada e a errata introduzida.
Sem comentários:
Enviar um comentário