quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Homens Souzas

ARMAS

Em campo azul seis crescentes de luas de ouro postas em duas pallas; Timbre, um leão de azul com uma facha de armas n’as mãos com cabo de ouro, e o ferro de sua côr.

§ 1.º

N.º 1 – Garcia Homem de Souza, o primeiro que veio a esta Ilha por mandado d’El Rei, em companhia d’os mais fidalgos, para cazar com as filhas d’o Zargo; era filho de João Homem de Souza, que se entende ser filho de Pedro Homem, um d’os doze cavalleiros que fôrão ao dezafio de Inglaterra, segundo consta de uma certidão d’o Dr. Christovão Alão de Moraes, que tenho em meu poder. D’elle falla Manuel Thomaz n’a Insulana, L.º 6.º, Tit. 48.
Casou com Catharina Gonçalves d’a Camara, filha de João Gonçalves Zargo, e de Constança Rodrigues de Almeida, em titulo de Camaras, § ...., N.º .....

De quem houve

2 – Diogo Homem de Souza, que morreu solteiro, s. g.
2 – Leonor Homem de Souza, mulher de Duarte Pestana de Brito, fidalgo d’a casa d’El rei, de quem descendeu os Pestanas Vellosas, como se verá em seu titulo, e tinha sido, ou foi depois, mulher de Rui Dias de Aguiar, seu primo irmão em titulo de Aguiares, § 2.º, N.º 2.º.

§ 2.º

N.º 1 – Rui Fernandes Homem, sobrinho de Garcia Homem de Souza, § 1.º, N.º 1.º; veio a esta Ilha, onde viveu; e morreu n’o anno de 1504, e jaz em S. Francisco d’esta Cidade n’a Capella que elle com sua 2.ª mulher edificárão com a invocação de Jezus.
Casou 1.ª vez com Guimar Dias, filha de Francisco Dias , o Serrabodes.

De quem houve

2 – Jorge Dias Homem.
Casou 2.ª vez n’esta Ilha com Aldonça de Barros, filha d’o Commendador Lopo Vaz Delgado, e de Catharina de Barros, em título de Barros § 1.º, N.º 2.º, a qual morreu em 1540, e jaz com seu marido.

De quem houve

2 – Diogo Homem de Souza, § 11.º
2 – Jorge Dias Homem, filho d’o primeiro Matrimonio de Rui Fernandes Homem, foi fidalgo d’a Casa d’El Rei D. Manuel, a quem serviu.
Casou com Ignes Alvares Ferreira, filha de Pedro Gonçalves Mialheiro, e de Grimaneza Gonçalves Ferreira, em título de Mialheiros, § 1.º, N.º 1.º

De quem houve

3 – Gonçalo Mialheiro, que morreu solteiro, s. g.
3 – Antonio Mialheiro.
3 – Antonio Mialheiro, filho de Jorge Dias Homem, tomou o appellido de seu Avô materno por ser successor d’a sua 3.ª; foi fidalgo d’a Casa d’El Rei como seu pae; chamárão-lhe o Pródigo por ser alienado d’o juizo por intervallos, por cuja causa o mandou El Rei D. João 3.º levar á Côrte pâra lhe solicitar os remedios; Piedade enfim herdada de seu avós, que nunca soubérão ser menos que paes de seus vassallos: consta, isto de duas cartas d’o dicto Rei que se conservão autenticas, uma n’o Archivo d’a Camara d’essa Cidade n’o Tomo 1.º, f. 409, e a ultima em poder de seus descendentes. Seja me licito repetil-as porque sabem recommendar melhor esta advertencia d’o que eu sei enclarecel-a.

CARTA AO CORREGEDOR FRANCISCO RODRIGUES

Eu El Rei vos envio muito saudar: Escrevo a João Mialheiro pâra que me envie a esta Côrte a Antonio Mialheiro, filho de Jorge Dias, fidalgos d’a minha Casa, pâra o mandar curar, em razão d’os serviços que seus avós me teem feito, encommendo vos o mandeis n’a primeira occasião, fazendo-se juncta d’os Médicos se terá remedio sua doença, e venha com toda a segurança que sua pessôa requer, o que tudo fareis como de vós espero, e vol-o terei em serviço. Jorge d’a Costa o fez em Lisbôa, de 9 de Junho de 1556 annos. E eu Manuel d’a Costa o fiz escrever = Rei = Carta


CARTA A JOÃO MIALHEIRO

João Mialheiro, Eu El Rei vos envio muito saudar: Eu mando trazer a Antonio Mialheiro vosso sobrinho, que está fôra de seu juizo, a esta Cidade de Lisbôa, pâra se n’ella haver de curar; escrevo sobre isso ao Corregedor d’essa Capitania d’o Funchal para que o faça vir a bom recado, e de maneira que lhe não aconteça n’o mar algum desastre, e que venha com elle seu filho, e André Ferreira, e as creadas e escravos que tiver; pelo que vos convee que olheis por sua fazenda, e tenhaes d’ella bom cuidado, como até aqui fizestes, e lhe deis tudo o de que tiver necessidade pâra sua vinda e assim o provejaes d’o necessario pâra elle e seu filho em quanto cá estiver; e de assim o fizerdes, como de vós confio, vol-o terei em paz. Jorge d’a Costa a fez em Lisbôa a 9 de Junho de 1556. E eu Manuel d’a Costa a fiz escrever = Rei =

Morreu o dicto Antonio Mialheiro em 15 de Janeiro de 1565, e jaz enterrado n’o meio d’a Capella Mór de N.ª Sr.ª d’a Incarnação d’esta Cidade, em terra que ficou a seus descendentes com o morgado que elle fez de seus bens.
Casou n’o anno de 1524 com sua prima irmaã D. Cecília d’a Silva, filha de Diogo Homem de Souza, e de D. Catharina de Barrêdo, n’este título, § ..., N.º ...., como consta d’a escriptura de dote feita n’o dicto anno de 1524 em os 22 de Janeiro n’a Nota de Estevão Lopes. Morreu a dicta D. Cecilia em 9 d’Abril de 1542 annos.

De quem houve

4 – Jorge Mialheiro Pereira.
4 – Jorge Mialheiro Pereira, filho de Antonio Mialheiro, nasceu em Outubro de 1541, e succedeu n’a casa de seu pae, de quem foi Curador por morte de seu tio João Mialheiro; foi muito dicreto e valeroso, o que justificou quando, depois de viuvo, tendo ajustado segundo casamento, e estando n’o dia d’os esponsaes em casa d’a noiva, se chegou um parente seu a advertil-o de certo defeito que elle ignorava; por cuja causa se sahiu d’a mesma casa por entre os convidados, desenganando-os de que não cazava; e esperando-o ao depois por esta causa em uma noite algumas pessôas lhe derão uma cutilada n’a cabeça, e matando elle a um poz os outros em fugida, e veio a morrer d’a ferida, menos d’ella que d’a pena que concebeu pâra a vingança, n’o anno de 1585 em 24 de Maio; jaz sepultado com seu pai n’o Convento d’a Sr.ª Incarnação n’o meio d’a Capella Mór, cuja campa tee o seu nome, e o de sua mulher ao redor. Fez morgado de seus bens em seus descendentes.
Casou em 13 de Junho de 1559 com D. Hellena de Menezes, filha de Henrique Moniz de Menezes, e de D. Ignez Gramaxo, em título de Monizes, § ..., N.º ...., a qual morreu em 27 de Maio de 1583, e jaz com seu marido n’a Incarnação. Fez morgado d’a sua 3.ª em seus primogenitos.

De quem houve

5 – Antonio Mialheiro Pereira que nasceu em Junho de 1567, e morreu em 1589, solteiro, s. g., e fez morgado de seus bens em seu irmão Antonio d’a Silva Barretto.
5 – Henrique Moniz, que nasceu em Maio de 1569, e morreu n’a India, s. g.
5 – Antonio d’a Silva Barretto.
5 – Diogo Pereira de Menezes, § 7.º.
5 – Luiz Telles de Menezes, § 10.º.
5 – D. Cecilia.
5 – D. Izabel.
5 – D. Maria.
5 – D. Anna, e
5 – D. Ignez, Freiras todas cinco em St.ª Clara d’o Funchal.
5 – Antonio d’a Silva Barretto, filho 3.º de Jorge Mialheiro Pereira, nasceu em Junho de 1571, succedeu n’a casa e morgado de seus paes, e n’o de seu irmão Antonio Mialheiro Pereira, morreu em 9 de Janeiro de 1633, e jaz com seus paes.
Casou 1.ª vez em 8 de Novembro de 1593 com D. Antonia Vieira, filha de Manuel Vieira d’o Canto, e de Beatriz d’Abreu, em título de Cantos, § ..., N.º ..., s. g.
Casou 2.ª vez com D. Filippa de Aguiar, filha H. de Fernão de Moraes de Vasconcellos, e de D. Maria d’a Camara, em titulo de Moraes, § 1.º, N.º 5.º.

De quem houve

6 – Fr. André, Frade de S. Francisco d’a Observância.
6 – Manuel d’a Silva d’a Camara.
6 – Jorge Mialheiro Leme, § 6.º.
6 – D. Antonia d’a Purificação, Freira em St.ª Clara, d’o Funchal.
6 – Manuel d’a Silva d’a Camara, filho de Antonio d’a Silva Barretto, succedeu n’a casa de seus paes, que logrou pouco tempo porque morreu em 13 de Janeiro de 1634, e jaz sepultado com seus paes.
Casou em 9 de Agosto de 1623 com D. Francisca de Menezes, filha H.de Tristão Gomes de Castro, e de D. Izabel Espinola, em titulo de Gomes Castros, § 1.º, N.º 6.º.

De quem houve

7 – Ignacio d’a Camara Leme.
7 – Manuel d’a Silva d’a Camara, Clerigo, Thesoureiro Mór n’a Sé d’o Funchal.
7 – D. Joanna de Menezes, que nasceu em Maio de 1626, e casou com D. Francisco Bettencourt e Sá, e de D. Anna de Aguiar, em título de Bettencourts Sás, § 2.º, N.º 8.º.
7 – D. Maria, que morreu menina.
7 – Ignacio d’a Camara Leme, filho de Manuel d’a Silva d’a Camara, nasceu em abril de 1630, succedeu n’a casa de seus paes, e foi cavalleiro d’o habito de Christo, e Tenente General n’esta Ilha. Restituiu-lhe El Rei D. Pedro 2.º o foro de fidalgo, que tinhão seus avós perdido por ommissão de se filharem: falleceu em 26 de Novembro de 1694.
Casou em 3 de Março de 1647 com D. Izabel de Castello Branco, filha de Francisco de Bettencourt e Sá, e de D. Anna d’Aguiar, em título de Bettencourts Sás, § 1.º, N.º 7.º, a qual falleceu em 8 de Janeiro de 1720.

De quem houve

8 – Francisco d’a Camara Leme.
8 – João Gomes de Castro, que se formou em Coimbra, e nasceu em dezembro de 1650.
8 – Filippe d’a Camara Leme, que nasceu em Fevereiro de 1653, e casou n’a Ponta d’o Sol com sua parenta D. Anna Cézar, filha de Balthazar de Abreu Cezar, e de D. Maria de Menezes, em título de Andradas d’o Arco, § 4.º, N.º 6.º, s. g.
8 – Antonio d’a Camara Leme, que nasceu em 1654, e casou com sua parenta D. Hellena Espinola, filha de João de Ornellas d’Abreu, e de D. Hellena Espinola, em título de Ornellas Gambôas, § 5.º, N.º 7.º, s. g.
8 – Manuel d’a Camara Leme, Clerigo.
8 – João d’a Camara Leme, § 4.º.
8 – Bento d’a Camara Leme, que nasceu em Fevereiro de 1668, e falleceu sem estado.
8 – Miguel d’a camara Leme, § 5.º.
8 – D. Ignacia de Castello Branco, que nasceu em Março de 1657, mulher de João de Bettencourt Henriques, filho de Pedro de Bettencourt Henriques, e de D. Marianna de Menezes, em título de Corrêas, § 1.º, N.º 7.º
8 – Francisco d’a Camara Leme, filho 1.º de Ignacio d’a Camara Leme, nasceu em Dezembro de 1649, foi cavalleiro d’o habito de Christo, moço fidalgo d’a Casa d’El Rei, succedeu n’a casa de seu pae e avós, e falleceu em Março de 1714.
Casou com sua prima-irmaã duas vezes, D. Francisca de Menezes, filha de seus tios D. Francisco de Bettencourt e Sá, e D. Joanna de Menezes, em título de Bettencourts Sás, § 2.º, N.º 8.º; a qual falleceu em 20 de Julho de 1706.

De quem houve

9 – Antonio d’a Camara Leme, que morreu môço.
9 – Pedro Julio d’a Camara Leme.
9 – E outros, que morrêrão meninos.
9 – Pedro Julio d’a Camara Leme, filho de Francisco d’a Camara Leme, nasceu em 10 d’Abril de 1678, foi herdeiro d’a casa de seus paes, falleceu em 5 d’Abril de 1742.
Casou com D. Marianna de Menezes, filha de Pedro de Bettencourt Henriques, e de D. Marianna de Menezes, em título de Corrêas, § ........., N.º ......

De quem houve

10 – Francisco Aurelio d’a Camara Leme.
10 – Pedro Henriques d’a Camara Leme, § 3.º.
10 – Ignacio Leão, Frade Jeronimo.
10 – D. Izabel Maria, Freira em Sancta Clara, falleceu em Outubro de 1750.
10 – D. Marianna, Freira n’o dicto Convento.
10 – D. Roza, Freira n’o dicto Convento.
10 – Francisco Aurelio d’a Camara Leme, filho de Pedro Julio d’a Camara Leme, nasceu em 16 de Junho de 1699, e casou em 7 de Março de 1734 com sua prima D. Antonia Maria de Sá e Menezes, filha de Jorge Corrêa de Vasconcellos, em título de Corrêas, § 4.º, N.º 7.º

De quem houve

11 – Francisco Antonio que nasceu em 15 de Fevereiro de 1735.
11 – Pedro Hygyno, que nasceu em 11 de Janeiro de 1740, e falleceu em 8 de Septembro de 1744.
11 – D. Anna Josepha, nasceu em 20 de Março de 1736.
11 – D. Marianna Izabel, nasceu em 14 de Fevereiro de 1737, falleceu menina.
11 – D. Izabel maria, nasceu em 17 de Março de 1741.
11 – D. Vicencia Julianna, nasceu em 19 de Junho de 1745.

§ 3.º


N.º 10 – Pedro Henriques d’a Camara Leme, filho 2.º de Pedro Julio d’a Camara Leme, e de sua mulher D. Marianna de Menezes, nasceu em 15 de Julho de 1706.
Casou em 27 d’Agosto de 1742 com sua prima D. Joanna Francisca, filha de Pedro de Bettencourt Henriques, em título de Corrêas, § Addicção 1.ª, N.º 8.º, e de sua mulher D. Luiza Ignacia Izabel de Castello Branco.

De quem houve

11 – Pedro d’a Camara, que nasceu em 24 d’Agosto de 1743.
11 – D. Anna, que nasceu em 31 de Março de 1745.
11 – Francisco, que nasceu em 31 de Dezembro de 1746.

§ 4.º

N.º 8 – João d’a Camara Leme, filho de Ignacio d’a Camara Leme, § 1.º, N.º 7.º, nasceu em Janeiro de 1663, foi cavalleiro d’o hábito de Christo, e moço fidalgo d’a Casa d’El Rei.

Casou com D. Joanna Bazilia Telles de Menezes, filha H. de Antonio Nunes Machado e de D. Filippa, filha de Luiz Tello de Menezes, e de sua mulher D. Maria Bettencourt de Freitas.

De quem houve

9 – Jacintho d’a Camara Leme.
9 – Ignacio d’a Camara Leme, que falleceu n’o Brazil.
9 – João d’a Camara Leme.
9 – D. Josepha d’a Pureza, religiosa em St.ª Clara.
9 – D. Filippa, D.ª.
9 – D. Maria, D.ª.
9 – D. Izabel, religiosa n’as Mercês.
9 – D. Antonia Paula Tello de Menezes.
9 – D. Francisca Ignacia Tello de Menezes.
9 – D. Guimar Michaella Tello de Menezes.
9 – D. Margarida Thereza Tello de Menezes.
9 – Jacintho d’a Camara Leme, filho 1.º de João d’a Camara Leme, e de sua mulher D. Joanna Brazilia Tello de Menezes, falleceu em 30 de Novembro de 1741, e jaz sepultado n’a Egreja de S. Francisco d’esta Cidade em uma campa ao pé d’a Capella d’o Senhor d’os Milagres.
Casou com D. Izabel Maria de Freitas Bettencourt, filha de Gonçalo de Freitas Bettencourt, e de sua 2.ª mulher D. Maria José de Freitas, neta de Gonçalo de Freitas Bettencourt, e de D. Izabel de Bettencourt, bisneta de João de Bettencourt de Freitas, e de Barbara Telles, em título de Bettencourts, § 4.º, N.º 7.º.

De quem houve

10 – Antonio Leandro d’a Camara Leme.
10 – Mathias Xavier d’a Camara Leme.
10 – Manuel d’a Camara Leme.
10 – D. Anna Maria, Religiosa em St.ª Clara.
10 – D. Antonia Caetana, religiosa n’o dicto Convento.
10 – D. Izabel Rita, religiosa tambem n’o dicto Convento.

§ 5.º


N.º 8 – Miguel d’a Camara Leme, filho d’o Tenente General Ignacio d’a Camara Leme, § 1.º, N.º 7.º.
Casou com D. Filippa Espinola filha de Manuel de Meyrelles, e de sua mulher, falleceu em 10 de Dezembro de 1749.

De quem houve

9 – Miguel d’a Camara Leme.
9 – Antonio d’a Camara Leme.
9 – Jorge d’a Camara, que falleceu môço.
9 – D. Izabel Maria.
9 – Miguel d’a Camara Leme, filho 1.º de Miguel d’a Camara Leme, e de sua mulher D. Filippa Espinola, casou, e falleceu em o primeiro de Junho de 1759.

§ 6.º

N.º 6 – Jorge Mialheiro Leme, filho 3.ºde Antonio d’a Silva Barretto, § 1.º, N.º 5.º, morreu em 4 de Junho de 1672. Casou em 11 de Fevereiro de 1624 com D. Anna d’o Canto, filha de Jeronimo Pires d’o Canto, e de D. Galvôa.

De quem houve

7 – D. Maria d’a Camara, que morreu solteira.
7 – D. Hellena de Menezes, que nasceu em Março de 1628, e se recebeu em 12 de Fevereiro de 1670 com Pedro Lopes de Vasconcellos, filho de Manuel de Vasconcellos, e de D. Catharina, s. g.
7 – D. Filippa Mialheira, 2.ª mulher de Francisco d’Albuquerque Telles, filho de Henrique Telles, e de D. Jeronima d’Albuquerque s. g.
7 – D. Ignez d’a Silva, que nasceu em Março de 1635, e se recebeu em 15 de Junho de 1657 com João d’Affonceca de Vasconcellos, filho de Bento de Mattos Coutinho, e de D. Filippa de Vasconcellos, a qual morreu em 5 de Maio de 1668.

§ 7.º
N.º 5 – Diogo Pereira de Menezes, filho 4.º de Jorge Mialheiro Pereira, § 1.º, N.º 4.º, nasceu em Maio de 1580, e morreu em Septembro de 1625; jaz com seus paes.
Casou com D. Catharina Leme, filha de Fernão de Moraes de Vasconcellos e de D. Maria d’a Camara, em título de Moraes, § 1.º, N.º 5.º, a qual morreu em Fevereiro de 1634, e jaz em S. Francisco d’o Funchal.

De quem houve

6 – Fernão de Moraes de Vasconcellos.
6 – Antonio d’a Silva Barretto, Clerigo.
6 – Diogo Pereira de Menezes, § 9.º.
6 – Jorge Moniz de Menezes que nasceu em 1614, foi soldado em Flandres, e cavalleiro d’a habito de Christo, casou n’esta Ilha com D. Anna d’o Amaral, s. g.
6 – D. Maria da Camara, que nasceu em 1606, e casou 1ª vez em 1630 com Antonio Corrêa Henriques, filho de João de Bettencourt Corrêa, e de D. Francisca Henriques, em título de Corrêas, § 10.º, N.º 4.º e casou 2.ª vez em Junho de 1648 com Antonio Corrêa Bettencourt, filho de João Bettencourt Corrêa, e de D. Antonia de Castello Branco, em título de Corrêas, § 1.º, N.º 5.º; a qual morreu em 11 de Outubro de 1676, e jaz sepultada em S. Sebastião, de Camara de Lobos.
6 – D. Izabel de Castello Branco, que nasceu em 1608, e casou em 29 de Junho de 1642 com Hirão Teixeira Dória, filho de Antonio Teixeira Dória, e de D. Mecia Espinola, em título de Teixeiras, § .., N.º...., a qual morreu em 23 de Outubro de 1682.
6 – Fernão de Moraes de Vasconcellos, filho 1.º de Diogo Pereira de Menezes, nasceu em 1602.
Casou em Machico com D. Hillaria Catanho, filha de Pedro Catanho, e de D. Maria d’o Canha, em título de Catanhos, § 1.º, N.º 4.º.

De quem houve

7 – Diogo Telles de Menezes.
7 – João de Moraes Catanho, § 8.º.
7 – D. Mariana de Menezes, mulher de Filippe Moniz, filho de João de França de Vasconcellos, e de D. Anna de Menezes.
7 – D. Catharina de Menezes.
7 – Diogo Telles de Menezes, filho 1.º de Fernão de Moraes.
Casou n’esta Cidade com D. Maria Minuta, filha de Antonio (*) Vaz Taveira, mercador, e de Catharina de Mattos (*).

De quem houve

8 – Manuel Telles de Menezes, que casou com sua tia D. Filippa Catanho, Viuva de João Ribeiro, e filha de Pedro Catanho, e de D. Maria Minuta, em titulo de Catanhos, § 2.º, N.º 5.º, s. g.
8 – José Catanho.
8 – Astonio Telles de Menezes, c. g.
8 – D. Marianna Catanho, mulher de Ricardo Vellosa, filho de Manuel de Vellosa, s. g., em título de Teixeiras Vellosas, § ..., N.º..

(*) (*) Em estrelinha superior, e em tinta mais clara, e caligrafia diversa, entre estes 2 signaes está o seguinte: substituindo: (*) Garcia Pereira, mercador, e de Catharina de Mattos (*). Isto com o fim deemendar o original.

§ 8.º

N.º 7 – João de Moraes Catanho, filho 2.º de Fernão de Moraes de Vasconcellos, § 5.º, N.º 6.º.
Casou em Machico com D. Luiza de Mendonça, filha de Mathias de Mendonça, e de D. Luzia Callaça, em título de Vasconcellos Teixeiras, § 6.º, N.º 6.º.

De quem houve

8 – Pedro de Moraes.
8 – Manuel d’a Camara.
8 – Fernão de Moraes.
8 – D. Maria.

§ 9.º

N.º 6 – Diogo Pereira de Menezes, filho 3.º de Diogo Pereira de Menezes, § 5.º, N.º 5.º, nasceu em 1605, e morreu em 20 d’Outubro de 1664; viveu n’a Ponta d’o Sol.
Casou com D. Izabel, filha de Francisco Fernandes, e de Izabel Lopes.

De quem houve

7 – Mathias de Aguiar, Clerigo.
7 – Antonio d’a Silva Barretto, Clerigo.
7 – Diogo Pereira de Menezes, s. g.
7 – Martim d’a Silva Barretto.
7 – João Telles de Menezes, s. g.
7 – Francisco Telles, que morreu em Angola.
7 – D. Maria, que morreu solteira.
7 – Martim d’a Silva Barretto, filho de Diogo Pereira de Menezes.
Casou n’a Ponta d’o Sol com D. Maria de Andrada, filha de Manuel de Andrada , Cavalleiro, e de Izabel Rodrigues Pitta.

De quem houve

8 – Luiz Telles de Menezes.
8 – Antonio Telles.
8 – D. Izabel de Castello Branco, mulher 2.ª de Henrique Moniz Cézar, filho de Balthazar de Abreu Cezar, e de D. Maria de Menezes, em titulo de Andradas d’o Arco, § 4.º, N.º 7.º.
8 – D. Felicia.
8 – D. Hilaria.

§ 10.º

N.º 5 – Luiz Telles de Menezes, filho 5.º de Jorge Mialheiro Pereira, § 1.º, N.º 4.º.
Casou n’a Villa d’a Ponta d’o Sol com D. Hellena de Figueiredo, filha de Antonio Espinola, e de Maria d’o Rego.

De quem houve

6 – Jorge Mialheiro de Menezes.
6 – Henrique Moniz de Menezes, que ca sou em Dezembro de 1629 com D. Anna Pupa, filha de Francisco Rodrigues Pupa, e de Anna Fernandes d’Andrada, s. g.
6 – D. Maria de Menezes, mulher de Balthazar de Abreu Cezar, filho de Antonio de Abreu, e de D. Anna Cezar, em título de Andradas d’o Arco, § 4.º, N.º 6.º.
6 – Jorge Mialheiro de Menezes, filho 1.º de Luiz Telles de Menezes.
Casou n’a Villa d’a Calhêta com D. Clara d’El Rei, filha de Manuel Homem d’El Rei.

De quem houve

7 – Luiz Telles de Menezes.
7 – D. Izabel de Menezes, mulher de Manuel Cabral de Aguiar, a qual morreu de parto, s. g.
7 – D. Clara Mialheiro, mulher de Francisco Pardo de Figueirôa.
7 – D. Maria de Menezes, solteira.
7 – Luiz Telles de Menezes, filho 1.º de Jorge Mialheiro de Menezes.
Casou com D. Leonor d’a Camara, filha de Braz d’a Camara, o Velho, e de sua mulher (*) D. Chrispina de França, em título de Carvalhos Ferreiras, § 2.º, N.º 5.º. (*)

(*) (*) A parte escrita entre estes 2 signaes (*) e (*), é com letra mais preta, e caligrafia diferente, e acrescentada ao original.

De quem houve

8 – Jorge Mialheiro de Menezes, que casou n’a Ponta d’o Sol, onde viveu, com D. Izabel de Novaes, s. g.
8 – Luiz Tello de Menezes, que morreu solteiro, s. g.
8 – D. Chrispina d’a Camara, mulher de Luiz d’Albuquerque de Freitas, filho de Jacintho de Freitas d’a Silva, e de D. Sebastianna de Albuquerque, em titulo de Freitas d’a Magdalena, § 3.º, N.º 6.º De quem houve filho; e casou 2.ª vez com Filippe d’a Camara Leme, seu primo, filho de Ignacio d’a Camara Leme, e de D. Izabel de Castello Branco, n’este título, § 2.º, N.º 7.º.

§ 11.º
N.º 2 – Diogo Homem de Souza, filho d’o segundo matrimonio de Rui Fernandes Homem, § 2.º, N.º 1.º, não succedeu n’a 3.ª de seus paes por estar auzente n’o Perú, onde morreu.
Casou n’esta Ilha com D. Catharina de Barrêdo, filha de Martim Mendo de Vasconcellos, o Môço, e de D. Izabel Pereira, em título de Vasconcellos, § 1.º, N.º 2.º.

De quem houve

3 – Heytor Homem de Souza.
3 – Luiz Pereira de Souza, § 15.º.
3 – D. Izabel d’a Silva, mulher de Mendo de Brito de Oliveira, filho de Pedro de Brito de Oliveira, e de D. Catharina de Bettencourt, em título de Britos Oliveiras, § 1.º, N.º 2.º, s. g., a qual morreu em 13 de Janeiro de 1596.
3 – D Filippa d’a Silva, mulher de Gaspar Dias de Oliveira, o Serrabodes, s. g.
3 – D. Mecia de Mello, mulher de Alexos Leme, filho de Antonio Leme, e de Catharina de Barros, em título de Lemes, § 2.º, N.º 4.º.
3 – D. Cecilia d’a Silva, mulher de seu primo Antonio Mialheiro, filho de Jorge Dias Homem, e de Guimar Dias, n’este título, § 2.º, N.º 3.º.
3 – D. Hellena de Souza, mulher d’o Doutor Francisco Dias de Oliveira, irmão de seu Cunhado Gaspar Dias.
3 – D. Catharina d’a Silva, s. g.
3 – D. Brites d’a Silva, mulher de Pedro Gonçalves de Andrada, filho 1.º de Gonçalo Fernandes, d’a Serra d’Agua, e de Izabel Fernandes, d’Andrada, em título de Andradas por fêmea, § 1.º, N.º 2.º.
3 – Heytor Homem de Souza, filho de Diogo Homem de Souza, succedeu n’o morgado de seus paes, e morreu em 18 d’Abril de 1552.
Casou com D. Francisca d’Aragão, filha de Henrique de Aragão, e de Brites Camello Pereira.

De quem houve

4 – Garcia Homem de Souza.
4 – Martim Mendes de Vasconcellos, § 13.º.
4 – Garcia Homem de Souza, filho 1.º de Heytor Homem de Souza Em devassa que tirou o Ouvidor Jacome Ribeiro de Leiva, se culpou este Garcia Homem por mattar sua mulher, e elle fez petição para se livrar sem culpa diante d’o Ouvidor de Machico o Licenciado Gaspar de Gambôa, de que lhe mandou passar Provisão El Rei D. Filippe em 3 de Junho de 1580; L.º 2.º d’a Camara d’o Funchal, f. 187.
Casou em 13 de Septembro de 1561 com D. Hellena Ferreira, filha d’o Dr. Jeronimo Gomes e de Branca Affonço, em título de Ferreiras, § 10.º N.º 4.º, a qual morreu em 2 de Agosto de 1580.

De quem houve

5 – Garcia Homem de Souza, s. g.
5 – Jeronimo d’a Silva, Clerigo.
5 – Diogo Homem de Souza.
5 – Manuel Homem d’a Silva, § 12.º.
5 – Quatro filhas, Freiras em St.ª Clara, d’o Funchal.
5 – Diogo Homem de Souza, filho 2.º de Garcia Homem de Souza, nasceu em 8 de Maio de 1565.
Casou com D. Maria Drummond, a qual morreu em 15 de Janeiro de 1591, e jaz em S. Francisco com seu marido.

De quem houve

6 – Garcia Homem de Souza, que morreu em 20 de Junho de 1632.
6 – Manuel Homem de Souza.
6 – D.N. mulher de Luiz Paes d’a Silva, s. g.
6 – Manuel Homem de Souza, filho 2.º de Diogo Homem de Souza.
Casou com D. Lucrecia, a qual morreu em 28 de Junho de 1670.

De quem houve

7 – D. Maria de Souza, mulher de Pedro de Bettencourt Moraes, filho de Francisco de Moraes de Aguiar, e de D. Hellena Salvago, em titulo de Corrêas, § 9.º, N.º 6.º.
7 – D. Brites de Souza, que morreu em 27 de Abril de 1682, mulher de Manuel Pestana de Brito, filho B. de Pedro Rodrigues Netto, em título de Nettos, § 2.º, N.º 5.º, s. g.

§ 12.º

N.º 5 – Manuel Homem d’a Silva, filho 4.º de Garcia Homem de Souza, § 11.º, N.º 5.º, foi pâra o Brazil onde viveu n’o Paraíba.
Casou n’aquelle Estado com D. Vicencia Cabral.

De quem houve

6 – Garcia Homem de Souza, que morreu em um logar queimado pelos Tapuias, s. g.
6 – D. Francisca d’Aragão, mulher de João Frazão de Figueirôa, c. g.
6 – D. Maria d’Azevêdo.
6 – D. Simôa d’a Silva.
6 – D. Izabel d’a Silva, que todas morrêrão solteiras n’aquella Capitania.

§ 13.º

N.º 4 – Martim Mendes de Vasconcellos, filho 2.º de Heytor Homem de Souza, § 11.º, N.º 3.º, morreu em 10 de Janeiro de 1604.
Casou em 20 de Fevereiro de 1573 com D. Izabel d’a Camara, filha de Pedro Moniz d’a Camara, e de D. Valentina Berenguér, em título de Monizes Cabraes, § ....., N.º ....

De quem houve

5 – Nicolau Mendes de Vasconcellos.
5 – Nicolau Mendes de Vasconcellos, filho de Martim Mendes de Vasconcellos.
Casou com D. Francisca de Sande.

De quem houve

6 – Manuel Homem d’a Camara.
6 – Martim Mendes de Vasconcellos, § 14.º.
6 – Antonio Pereira, que morreu em um desafio, s. g.
6 – Sebastião Moniz d’a Camara, s. g.
6 – Diogo Pereira d’a Silva, que nasceu em Maio de 1613, e casou n’o Brazil, c. g.
6 – D. Izabel, que se recebeu em 22 de Julho de 1623 com D. Antonio de Herédia, filho 1.º de D. Antonio de Herédia, e de D. Anna de Cubas, em título de Herédias, § ..., N.º ...., s. g.
6 – D. Catharina, D. Maria, e D. Angela, que morrêrão, s. g.
6 – Manuel Homem d’a Camara, filho 1.º de Nicolau Mendes.
Casou com D. Margarida Ferreira, filha de Francisco Fernandes, e de Izabel Lopes.

De quem houve

7 – Nicolau Mendes de Vasconcellos.
7 – Antonio Pereira d’a Silva.
7 – D. Luzia, que não tomou estado.
7 – D. Maria, que tambem não tomou estado.
7 – D. Izabel, mulher de Luiz Mendes de Vasconcellos, filho de Gaspar Mendes de Vasconcellos, d’o Porto Sancto, em título de Vasconcellos Teixeiras, § 8.º, N.º 7.º.
7 – Nicolau Mendes de Vasconcellos, filho de Manuel Homem d’a Camara
Casou em 17 de Dezembro de 1665 com D. Maria de Vasconcellos, filha de Martim Mendes de Vasconcellos, e de D. Maria d’o Couto, n’este título, § 14.º, N.º 6.º.

De quem houve

8 – Francisco Moniz d’a Camara, s. g.
8 – Manuel d’a Camara de Vasconcellos.
8 – Manuel d’a Camara de Vasconcellos, filho de Nicolau Mendes de Vasconcellos, foi a Roma buscar a dispensa para casar como:
Casou com sua prima D. Branca de Vasconcellos, filha de Luiz Mendes de Vasconcellos, e de sua tia D. Izabel, irmaã de seu pae, a qual morreu em 1700.

§ 14.º

N.º 6 – Martim Mendes de Vasconcellos, filho 2.º de Nicolau Mendes, § 13.º, N.º 5.º.
Casou com D. Maria d’o Couto, filha de Amaro d’o Couto, e de Maria Gomes Furna.

De quem houve

7 – Lourenço Mendes de Vasconcellos.
7 – D. Maria de Vasconcellos, mulher de Manuel Homem d’a Camara, e de D. Margarida Ferreira, n’este título, § 13.º, N.º 7.º.
7 – Lourenço Mendes de Vasconcellos, filho de Martim Mendes de Vasconcellos.
Casou com D. Joanna, filha de Jeronimo Teixeira, o Mãosinha, e de Maria Travassos, em título de Ribeiros Ferreiras, § ....., N.º .....

De quem houve

8 – Martim Mendes de Vasconcellos, que casou n’o Brazil, c. g.
8 – Fr. Manuel de St.º Antonio, Frade d’o Carmo.
8 – André Pereira, Clerigo.

§ 15.º

N.º 3 – Luiz Pereira de Souza, filho 2.º de Diogo Homem de Souza, § 11.º, N.º 2.º.
Casou 1.ª vez com D. Izabel d’Affonceca, de Gáula.

De quem houve

8 – Diogo Pereira d’a Silva, que casou com D. Anna de Amil, filha de Diogo Nunes Pinto, e de Margarida Annes em título de Pintos, § ...., N.º...., s. g.
8 – Antonio Pereira, s. g.
8 – D. Hellena, que morreu solteira.
8 – D. Catharina, que tambem morreu solteira.
Casou 2.ª vez em St.ª Cruz com D. Anna Corrêa.

De quem houve

4 – D. Filippa d’a Silva, mulher de Ignacio d’a Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário